Re: Tela completamente escura após inicializar o debian

On earth date Sat, 20 Nov 2004 14:28:37 -0200
the carbon unit named "Aldo Boger Torres" <aldobogertorres@hotmail.com>
wrote:

> Aldo Böger Torres
> Olá. Ja reinstalei varias vezes o Debian 3.0R2. Fica tudo normal. mas
> depois de reiniciar algumas vezes, quando vou reiniciar vem aquelas
> letrinhas tipicas da inicialização e antes que venha a interface
> grafica a tela fica totalmente escura. Então tenho que reiniciar... e
> vem a mensagem: /dev/hda5 was not cleanly unmounted, check forced e
> logo depois: /dev/hda5 UNEXPECTED INCONSISTENCY: RUN fsck MANUALLY
> Depois pede a senha do root para se logar e resolver o problema. Só
> que eu não sei nem o que provocou esse problema :- | Já cansei de
> [...]

Provavelmente o Xserver (interface gráfica) está usando o driver de
vídeo errado, ou configurações de monitor (freqüência, etc.) erradas.
Faz o seguinte: quando tua máquina entrar nesta "tela escura", pressione
ctrl+alt+F1 pra ir para o console modo caracter, entra como root, e
tente reconfigurar o Xserver com o comando:
dpkg-reconfigure xserver-xfree86
Na dúvida, vc pode tentar usar o driver vesa. Não tem boa performance,
mas pelo menos costuma funcionar em quase todos os casos.

Pra forçar a reinicialização do X, tente usar:
/etc/init.d/gdm restart
(ou troque gdm por kdm ou xdm, dependendo de qual login manager vc
instalou)

Se não souber o que fazer, veja a log do X em:
/var/log/XFree86.0.log
Procure por mensagens de erro (tipicamente começando com (EE)), e manda
aqui pra lista.

[]s e boa sorte,

--
SmileyByte                          .O.