Re: Tela completamente escura após inicializar o debian

Olá,

On Sat, Nov 20, 2004 at 02:28:37PM -0200, Aldo Boger Torres wrote:

> Olá. Ja reinstalei varias vezes o Debian 3.0R2. Fica tudo normal. mas depois de reiniciar algumas vezes, quando vou reiniciar vem aquelas letrinhas tipicas da inicialização e antes que venha a interface grafica a tela fica totalmente escura.
> Então tenho que  reiniciar... e vem a mensagem: /dev/hda5 was not cleanly unmounted, check forced
> e logo depois: /dev/hda5 UNEXPECTED INCONSISTENCY: RUN fsck MANUALLY
>
> Depois pede a senha do root para se logar e resolver o problema.
> Só que eu não sei nem o que provocou esse problema :- |
> [...]

Provavelmente isso esteja acontecendo porque você está reiniciando sua
máquina de maneira incorreta, diretamente pelo botão de "Reset" ou de
"Power Off" localizado no gabinete da máquina e não através de software.

Quando você faz isso, corre o risco de deixar os sistemas de arquivos de
suas partições em um estado inconsistente e foi exatamente isso o que
aconteceu.

Quando você fornece a senha do root e se autentica para resolver o
problema, você precisa usar o fsck no dispositivo indicado (/dev/hda5 no
exemplo acima), o que provavelmente irá corrigir o problema.

Porém, se você continuar reiniciando a máquina de forma incorreta, o
mesmo problema vai continuar acontecendo. Use o comando "halt", "reboot"
ou "shutdown -h now" para desligar sua máquina.

Caso não seja esse o caso e você esteja reiniciando e/ou desligando sua
máquina da maneira correta, seu HD pode estar com problemas devido a
inconsistências nos sistemas de arquivos estarem sendo detectados
frequentemente.

Espero ter ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||