Re: Usando apt-get e compilando fontes.

apt-get install apt-howto (ou apt-howto-pt-br ;)

Veja na seção
4.1 How to install locally compiled packages: equivs

do capítulo
Chapter 4 - Very useful helpers

é exatamente o que você precisa

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386