Usando apt-get e compilando fontes.

Olá todos, estou usando o Debian há um tempo e venho notando o seguinte fato: se eu instalo "manualmente" (compilando as fontes) de um programa X (utilitário ou bibilioteca) que seja versao 2.0 (um exemplo apenas) e quero instalar através do apt-get um outro programa Y que possui como depência o programa X o apt-get me diz que será necessário instalar o programa X novamente (neste momento aparece uma versao do programa X de maneira que seja possível instalar o programa Y e essa versao geralmente é menor que a versao que eu tenho instalada).

Atualmente tenho o Woody instalado. Para dar outro exemplo (um caso concreto): fui instalar o Xchat 2.0.0 e ele me pedia a biblioteca gtk+ versao 2.0.3 ou superior, procurei no repositório de pacotes do Debian e vi que o pacote gtk mais novo e estável era 2.0.2 e entao resolvi instalar a gtk a mao. Já está instalado, mas seu eu quero instalar outro programa qualquer que pede a gtk o apt-get me fala que eu tenho que instalar a gtk, entenderam?

Bom ... sugestoes sao bem vindas.

Até mais, Miguel D.