Re: interface X

On earth date Tue, 16 Nov 2004 16:40:21 -0300 (EST)
the carbon unit named "Francisco Welington de Sousa Lima" <wel@ufpi.br>
wrote:

> Olá,
>        Amigos , eu instalei o debiam (woody) aos trancos e barracos é
> minha primeira vez, sempre usei o redhat, então respostas como
> :basta atualizar o XFree86 não são úteis pra mim, vocês precisam me
> dizer com fazer isso se querem me ajuadar.
> obrigado

Tudo bem, então vamos por partes:

- Ao invés de ter instalado o Woody, seria melhor vc ter instalado o
Sarge, ou, melhor ainda, o Debian-BR-CDD. O motivo é que o Woody é a
última distribuição 'estável' do Debian, mas meio antiga; o
Sarge/Debian-BR-CDD é a'testing', mas em compensação os programas são
mais novos. (os motivos dessas diferenças são muitos, não explicarei
aqui; detalhes mais abaixo)

- Leia isto:
http://www.debian.org/doc/manuals/debian-reference/reference.pt-br.html
É o Guia de Referência Debian, versão em português. Ele ensina o
básico do Debian, como por ex.: como instalar/atualizar programas, como
configurar o XFree e outras coisas, etc. Espera-se que todo iniciante
leia este guia. (ainda assim, vou te passar umas dicas mais abaixo, não
se preocupe; vc vai descobrir com o tempo que o Debian é uma das
distros com mais documentação que vc já viu.)

- Se vc está com a Woody e quer atualizar pra Sarge, o ideal seria vc
reinstalar de novo com o Debian-BR-CDD (
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/ ). Mas tem como transformá-lo
sem precisar reinstalar: edite o arquivo/etc/apt/sources.list e mude as
referências a 'stable' para 'testing'; por ex., uma linha assim:
deb http://ftp.br.debian.org/debian stable main contrib non-free
ficaria assim:
deb http://ftp.br.debian.org/debian testing main contrib non-free
Salve o arquivo, rode "apt-get update" pra atualizar a lista de
pacotes. Para baixar e instalar as versões mais novas de *todos* os
pacotes, digite depois "apt-get dist-upgrade". AVISO: isto irá baixar
uma quantidade muito grande de arquivos pela internet. Talvez, ao ver o
montante, vc decida que será melhor pegar o Debian-BR-CDD e instalar
dele... :-)

- Estando com um Debian testing/BR-CDD vc estará com uma versão bem
recente do Xfree86. Para reconfigurá-lo digite: "dpkg-reconfigure
xserver-xfree86" (se não tiver reinstalado e isto já não tiver sido
feito).

Por fim: não tome isso como uma 'repreensão', mas estas coisas estão no
tal Guia de Referência. Por exemplo, uma explicação do porquê da
existência das divisões stable/testing/unstable e suas diferenças estão
lá em:
http://www.debian.org/doc/manuals/debian-reference/ch-system.pt-br.html#s-dists

Outra coisa... vc postou mais de uma mensagem na lista, com o mesmo
título... ficaria mais fácil se vc postasse uma, e as outras como
resposta à primeira. Assim se forma uma 'thread' de mensagens e as
pessoas irão vendo suas próprias respostas com relação à pergunta
original, e fica mais fácil relacionar os e-mails uns aos outros e te
ajudar. Por exemplo, vc mandou um e-mail assim: "Eu não quero muito só
quero que o debian funcione com seu ambiente gráfic para eu rodar meus
programas em C e Fortran". Mas mandou como uma msg nova, quem lê esta
msg pela primeira vez não sabe q vc já mandou uma outra antes (a menos
que perca tempo procurando msgs), eu só percebi q se referia a uma
msg anterior pq lembrava do título (interface X) e dei uma busca nas
msgs.

Ah, e por falar do teu problema de copiar um arquivo num disquete e não
conseguir ler no windows... vc formatou o disquete no windows ou no
linux? Se no linux, como? (fat ou ext2)... voltando ao linux, consegue
ler do disquete o arquivo gravado?... no fim, pode ser defeito do
próprio disquete.

Por fim... bem-vindo ao Debian. Espero q vc consiga resolver estes
problemas e 'curtir' esta distro :-)

[]s

--
SmileyByte                          .O.