Re: gravaçào de dvd detonando o computador

Em Ter 09 Nov 2004 13:17, Tiago Saboga escreveu:
> tenho o mesmo problema, mas tanto com kernel 2.4 quanto com 2.6, e com
> gravador de CDs. Além da velocidade ser baixa (10-15x, com um gravador 52x
> e CDs 48x), não posso fazer mais nada ao mesmo tempo. Já pedi socorro aqui,
> mas aparentemente ninguém teve idéias...

Acabei de resolver o problema; suponho que não vá ser a mesma solução para
você, mas fica para os arquivos da lista. Tenho uma placa-mãe abit kt7a-raid,
com chipset VIA e RAID HPT370. Desde que instalei o linux nesse computador (e
era a primeira vez que usava o linux), encontrei no kernel o módulo para
hpt370, e nunca mais olhei direito para a seção ide, já que já sabia qual era
o módulo que precisava. Ledo engano.

Foram mais de seis meses de frustração, tentando tudo com o hdparm, e hoje
resolvi, mais uma vez, rever as opções de compilação do kernel; e bastou
ativar a opção:

Device Drivers/
 |-ATA/ATAPI/MFM/RLL support
    |-PCI IDE chipset support
      |-Generic PCI bus-master DMA support
        |-VIA82CXXX chipset support

Para que tudo entrasse no normal. Como meus dois discos rígidos estão ligados
no HPT370, eu tinha DMA neles, mas não no CD, o que deixava tudo muito lento.
Agora está tudo em ordem.

[]s,

tiago.