INTERNET, LAN, MP3 PLAYER CONFIG

BOM DIA,

Tenho um LinuxOLD e um Linux. No linux OLD, eu posso mandar e receber e-mails
pelo KMail, mas nao consigo conectar a internet, nem ouvir musicas(couldnt
open audio).

No Linux, eu nao consigo mandar nem receber e-mails, nem entrar na net e
portanto, nao posso fazer upgrades. No entanto, consigo ouvir musicas.

Nunca consegui me conectar a rede local de onde moro. Preciso configurar meu
teclado no X.

Voces poderiam me sugerir os passos necessarios para que eu consiga
configurar o debian convenientemente? Existe alguma nova versao mais facil de
utilizar?

Aguardo resposta. Muito obrigado pela atencao

Eduardo