Re: Multiplas Instalações

On Tue, 28 Sep 2004, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> O replicator usa o rsync para copiar os arquivos de uma instalaçao modelo de
> um servidor para o cliente - isso obriga o servidor a gastar o dobro do espaco
> em disco (uma para a instalação real e outra para o modelo) - Não achei muita
> documentação sobre ele; também nao era bem o que eu queria, mas...

Não!!! Você usa um servidor para montar o mínimo via nfs (repli-miniroot),
o cliente pode ser qualquer outra máquina! Eu tenho quatro
instalações-padrão aqui dependendo do grupo de pesquisa: tenho um único
servidor NFS para o nfsroot e uso quatro máquinas como modelo, gerando o
disquete apropriado para cada um dos grupos.. O servidor nfs não é o
modelo para instalações! Tem opção ainda para manter as máquinas
sincronizadas (em relação a versão dos pacotes..

> A terceira opcao que eu encontrei foi a mais simples (dado a existencia de um
> apt-proxy e do base), e também é bem interessante:
> No servidor: dpkg --get-selections > pkg_list.txt
> No cliente : dpkg --set-selections < pkg_list.txt
> No cliente : dselect install
> Nao sei como novas dependencias são tratadas, já que o apt-get não é
> invocado...

O apt-get é invocado, sim, mas de maneira transparente. O problema é que
você vai responder as mesmas perguntas do debconf para cada máquina
replicada: qual o tipo de servidor de email, qual os locales, etc.. É um
saco!

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386