debian up-to-date

Pessoal,

1)Normalmente eu uso os pacotes atualizados de acordo com a versão do desenvolvedor. Notei que as versão stable do debian para no tempo.
Usando a versão testing eu consigo manter o sistema atualizado com as ultimas versões dos pacotes que necessito ? Quanto tempo normalmente leva entre o desenvolvedor/criadro de um determinado programa fazer o release de uma versão de um determinado sistema e esse mesmo virar um deb e entrar na lista de pacotes do debian ?

2) Pra quem conhece o gentoo, em determinados pacotes, eu posso retirar a dependência de algum pacote extra como gnome e kde. É possivel fazer algo parecido no debian ?