A velha questão: como bloquear kazaa, e-mule, etc?

Pessoal

Tenho procurado na internet pelo google como bloquear os programas acima
usando o squid como proxy transparente.

Na maioria dos lugares que eu achei pede-se para bloquear usando o iptables,
liberando apenas as portas que realmente serão necessárias para o acesso a
internet. Mas pelo que sei o kazaa conecta normalmente utliizando a porta
80, estou certo?

Alguém já conseguiu bloquear o kazaa e o e-mule e programas do mesmo tipo
utilizando ou o squid ou o iptables? pra mim é indiferente, ja que na mesma
máquina eu tenho o firewall e o squid....

grato

Daniel