Re: Sobre o debian

Apenas por uma questão de experiência pessoal, os pacotes do experimental são
REALMENTE	experimentais, sou obrigado por motivos de trabalho a ter uns 25
pacotes desses instalados, em um Debian intável (óbvio) cheio de pacotes
extras (*.tgz, *.tar.gz) e também é óbvio que os pacotes experimentais vivem
dando problemas. Ainda assim, por mais incrível que pareça o sistema é de
forma geral muito estável, é claro que os softwares experimentais travam,
etc ... mas o sistema como um todo funciona muito bem, o único cuidado que eu
tenho é de verificar os bugs registrados para a versão do pacote experimental
e ter certeza de eles não incomodam os serviços básicos do sistema, no meu
caso, não incomodam o funcionamento no kde (o meu computador é terminal e não
servidor)  o outro cuidado é analisar a lista de bibliotecas que este pacote
vai instalar e não atualizar arquivo algum na instalação, se necessário,
criando uma nova pasta para essas novas bibliotecas, incluir no path e deixar
o basico do soft funcionando e só chamar esse software depois de estudar
cuidadosamento as opções extras do mesmo no man.
Como alguns deve saber não existe uma Distribuição Experimental, apenas
pacotes experimentais isolados, que usualmente têm versões estáveis, (ou
testing/unstable) se estas existirem, e instaladas no computador, ao instalar
um experimental despretenciosamente, as chances de obter erros é de 98 % e
isso com sorte, mas tendo cuidado estes softwares são até muito mais estáveis
(mesmo que não estando 100 % funcional) do que a "propaganda" (os alertas)
dizem.

J. F. Mitre
P.S: Só para ninguém ficar curioso, na versão experimental têm um pacote do
GNU/Fortran 95 (G95) para programar em fortran 90/95 em linux, acontece que
ele é uma extensão de um pacote GCC cuja a versão ainda é experimental, que
puxa outras libs experimentais, de forma que a lista é grande, eu também tive
de instalar umas bibliotecas de matemática (que estavam em rpm) que pediram
algumas libs de sistemas só disponíveis nos pacotes experimentais, enfim,
muitos pacotes... e como se os problemas já não fossem grandes, eu tenho um
modem, linha discada, que me deu muito trabalho ... sem contar coisas que
apareceram e desapareceram no meio tempo ...