acentos no openoffice.org.br

Olá pessoal,

Estou entrando na lista pela primeira vez hoje e preciso saber como se faz
para convencer o openoffice.org.br. 1.1.2 pt-br a usar as deadkeys (chaves
falecidas, para que ainda tenta usar nossa língua da mãe), que me deram tanto
trabalho para configurar (funcionam certinho em todos aplicativos que começam
com K, menos no konsole.) O sistema é kernel debian-newpmac2.4.18 em um iMac
333mhz com kde 3.2.3 e OOo1.1.2 pt-br e um tecladinho (o nome dele é apple
standart, vinha em alguns iMacs) que tem, meus amigos, a vertiginos
quantidade de 96 teclas que só não penduro na parede por que também faz as
vezes de hub (qual a palavra em português?) USB (iMacs só tem porta USB, e só
duas: uma para o teclado novo e outra para o mouse e lamba os beiços).

A ajuda do openoffice.org menciona duas fontes prováveis para o problema: o
famigerado XF86Config-4 e as variáveis de ambiente. O comando set não mostra
nada sobre teclas mortas... o que me deixa a sós com o grande monstro
XF86Config-4 que com muita custo tinha soterrado nas brumas da memória...

Alguém tem alguma idéia de como fazer o monstro me deixar acentuar os textos
no OOO (comentar todas as linhas da sessão "'keyboard" não funciona)?

grato pela ajuda,

Gunther Furtado