Re: Kernel 2.6.6 e CDROM

On Wed, 18 Aug 2004 09:20:29 -0300, Gerson Henrique Diesel
<gerson.diesel@ig.com.br> wrote:

> Amigos, talvez este assunto já tenha passado por aqui, e também possui algum
> material na web, mas gostaria de saber se alguem ja passou por esta
> situacao.
>
> Tenho um sarge, dist-upgradeado do woody. Após a instalação do kernel 2.6.6,
> meu drive de CD parou de funcionar. Já tentei as várias alternativas que
> encontrei na web (google):
>
> mount -t iso9660 /dev/cdrom /mnt/cdrom
>
> assim como vários outros dev´s (hdc, sr0, scd) e também outros FS´s (iso,
> udf). Todos dá a mesma mensagem de bloco invalido.

> [...]

Você já tentou montar seu CD-ROM SEM carregar o módulo ide-scsi?

1. Carregue o módulo ide-cd manualmente
2. Verifique se o ide-scsi foi carregado
3. Se sim, remova-o
4. Assegure-se de que NÃO há nenhuma referência a ide-scsi no LILO
(lembre-se de rodar o lilo toda vez que mudar o lilo.conf)
5. Tente montar seu CD usando os seguintes dispositivos:
/dev/hda, /dev/hdb, /dev/hdc e /dev/hdd; isso vai depender de como seu
drive de CD-ROM está instalado:
hda - master na IDE primária;
hdb - slave na IDE primária;
hdc - master na IDE secundária;
hdd - slave na IDE secundária.
6. Se você não souber como seu drive de CD-ROM está configurado, tente
cada uma dessas opções (assegure-se de que há um CD de dados gravado e
em bom estado no drive de CD-ROM).
7. Encontrado o dispositivo correto, faça o seguinte:
# rm /dev/cdrom;
# ln -s /dev/hdX /dev/cdrom
em que hdX é o dispositivo correto.

Se isso falhar, envie-nos o resultado do comando dmesg para tentarmos
descubrir a causa da ziquizira.