Re: CDD - Instalador - Adicionar placa de rede

On Wed, Aug 04, 2004 at 05:11:53AM +0000, Gilberto F da Silva wrote:
>         O menu de detecção de hardware de rede é o mais confuso para
> quem não
> possui tal periférico.
>
>         Escolhi [nenhuma das anteriores] e fui respondendo as
> perguntas.  Ao
> invés de prosseguir a instalação sempre voltava ao início e era
> solicitada a placa de rede.
>
>         A certa altura ocorreu-me digitar ESC aí então consegui sair
> desse
> menu.  Mas isso não é muito intuitivo.  O que o usuário precisa são de
> opções claras ao invés de ter de ficar adivinhando o que tem de fazer.

O CDD **usa** o d-i (debian-installer), mas não o desenvolve. Bem, não
é muito verdade isso porque eu mantenho as traduções para Português do
Brasil e o Otávio Salvador ajuda no desenvolvimento. Ele já contribuiu
com inúmeros patches e desenvolveu muita coisa para o novo instalador
que hoje está integrada ao repositório de cógidos.

Mas não podemos desviar muito do código oficial porque isso não nos
permitirá utilizar as novas versões do instalador com facilidade.
Portanto, sugiro que você entre em contato com a equipe de
desenvolvedores Debian para dar sugestões do que poderia ser melhorado.
A equipe de desenvolvimento do instalador pode ser contactada através
da lista de discussã debian-boot@lists.debian.org (o idioma padrão é
o inglês).

De qualquer forma, muita coisa foi mudada no netcfg, o componente do
instalador que é responsável pela etapa de configuração do hardware de
rede. Sugiro que, caso esteja interessado, você teste as imagens do tipo
"netinst" geradas diariamente e disponíveis no endereço
http://cdimage.debian.org/pub/cdimage-testing/sid_d-i/i386/ .

Porém, atente para o fato de que essas imagens contém somente o
instalador e um sistema básico Debian (as do tipo netinst) ou somente o
instalador e alguns pacotes mínimos para permitir a configuração de uma
conexão de rede e o download do restante do sistema básico vai Internet
(as imagens do tipo bussinesscard).

A próxima versão do Debian-BR-CDD será baseada nas versões mais atuais
do novo instalador e, devido a isso, irá incorporar todas as melhorias
implementadas pela equipe que o desenvolveu, inclusive as melhorias na
etapa de configuração de hardware de rede.

Se não me engano (estou longe de qualquer lugar que me permita testar
isso no momento), a nova etapa de configuração de hardware de rede
possui uma opção que lhe permite especificar que você não deseja
configurar a rede, útil para casos em que você não possui uma placa de
rede.

Espero ter ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||