Re: CDD - Instalador - Grub

On Wed, Aug 04, 2004 at 05:05:58AM +0000, Gilberto F da Silva wrote:
>         Esse instalador novo do Debian além de usar o Grub ao invés do
> lilo,
> não coloca todos os sistemas operacionais no menu.
>
>         O que havia de errado com o lilo?  Tenho um trabalhão para
> assimilar
> as coisas  e quando isso ocorre são feitas mudanças.
>
>         Tive de apagar o Debian porque simplesmente eu não sabia como
> adicionar outros sistemas no menu do Grub e precisa acessar um sistema
> operacional não constante das opções.

A idéia do instalador é ser o mais amigável possível ao usuário
iniciante (lógico, nem tanto ao ponto de trocar facilidade por
qualidade). O consenso entre os desenvolvedores do novo instalador é
que, para um usuário iniciante, o GRUB é mais facil de ser utilizado do
que o LILO. Na verdade, em uma instalação habitual, o usuário nem
precisará se preocupar com isso, pois a maioria dos passos são
automatizados.

No entanto, o LILO ainda está disponível como opção. Ele somente não é
exibido como opção de instalação em uma instalação comum, que tenta
exibir o mínimo possível de perguntas ao usuário. Caso queira
utilizá-lo, simplesmente inicie a instalação usando a opção "expert" (ou
"expert26", caso queira usar a instalação em modo expert com um kernel
da série 2.6) e escolha no menu de opções instalar o LILO ao invés do
GRUB.

Porém, cuidado : como trata-se de uma instalação em modo expert, uma
quantidade muito maior de perguntas será feita e algumas possivelmente
não serão perguntas triviais.

De qualquer forma, recomendaria mesmo que você testasse as imagens de
instalação mais atuais do tipo netinst, disponíveis em
http://cdimage.debian.org/pub/cdimage-testing/sid_d-i/i386/ . Elas
contém um componente do instalador chamado de os-prober, o qual detecta
outros sistemas operacionais existentes e os coloca automaticamente no
menu do GRUB.

No tenho certeza se esse componente já existia na versão do instalador
usada na imagem .iso atual do Debian-BR-CDD disponível para download.
Caso exista, provavelmente os módulos de kernel para acessar o sistema
de arquivos de seus outros sistemas operacionais estavam faltando na
versão do instalador usada (por exemplo, módulos para acessar FAT, NTFS,
etc, etc).

As imagens atuais estão bem melhores em relação a isso também.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||