Re: gravador de cd usb

Fred Maranhão wrote:
Gente,

Quero gravar um CD num gravador de CD usb. Estou
usando o programa cdw, mas não sei como configurar o
dispositivo.

Quando introduzo o cabo no computador, aparece esta
mensagem:

hub.c: new USB device 00:1f.2-2, assigned address 4
Manufacturer: ASUSTek Design
Product: USB Storage Device
SerialNumber: 1000E000000020CF

Isso significa que seu CDRW foi reconhecido com sucesso!
Entao ...

1) Use fdisk -l para ver qual inode foi atribuido a ele. Deve ser algo como /dev/sde ou /dev/hde; 2) No caso de ser /dev/sde, significa que esta sendo reconhecido como SCSI, entao use cdrecord --scanbus para ver se o device esta disponivel para o cdrecord usar e qual o inode dele (geralmente 1,0,0) 3) No caso ser /dev/hde, entao ele esta reconhecido como device IDE. Se usas kernel 2.6, basta mandar gravar direto em /dev/hde, mas se usa 2.4, vcoe deve emular ide-scsi para este device, colocando no bootloader o parametro "hde=ide-scsi" e rebootar a maquina.

[]'s
--
 .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
:  :' : Promoção e Defesa do Software Livre <http://www.minaslivre.org>