Re: recuperar shell

--- hpfn@ig.com.br escreveu: > Ola

> Acompanho a lista a algum tempo como ouvinte.
> Minhas duvidas são resolvidas ou procurando ou
> aparecem nas msgs que recebo daqui. Me saio
> melhor assim.
>
> Mas o que aconteceu a pouco me faz perguntar.
> Como um usuario fica sem shell de um momento para
> o outro? E como resolver? No passwd está lá para o
> usuario /bin/bash mas so consigo me logar como root.
>
> Me conecto a maquina por ssh e como não está sendo
> possivel, tenho que mudar os fios se quizer mexer
> nela

Primeiro você tem que eliminar algumas possibilidades.
Você consegue se autenticar na máquina localmente? Se
sim, então o problema não é de autenticação, e
provavelmente vai ser do ssh mesmo.

Você atualizou o servidor ssh recentemente? Se sim,
ele pediu para você escolher entre um arquivo de
configuração mais novo e o já instalado? O padrão é
deixar o já instalado.

O processo sshd está rodando? Use ps aux | grep ssh
para ver.

Tem alguma mensagem relativa ao ssh no boot? (ver
comando dmesg).