Re: variavel PATH

Em Thu, Jun 17, 2004 at 07:02:03PM -0300, xxxgandalfxxx escreveu:
> Nossa, faz tempo que eu não vejo esse tipo de problema...
> Mas tenta alterar o que você quer no seu /etc/environment...

Coloque o PATH no seu $HOME/.bashrc, e coloque a linha

. $HOME/.bashrc

no seu .bash_profile (claro, isso se você está usando o bash como
shell, o que é o mais provável). Por que alterar dois arquivos?

O .bash_profile é carregado a cada vez que você dá login na sua máquina
(seja pelo console, seja via ssh). Se você iniciar outra instância do
bash sem dar login, por exemplo, quando você abre um xterm, o
.bash_profile NÃO é lido; em vez disso, o bash lê o .bashrc. Assim, se
você carregar o .bashrc na hora do login, o $PATH (e outros ajustes que
você queira fazer) já estão pronto, e você só terá UM lugar para
alterar/configurar suas variáveis, não importando se você está fazendo
um login ou simplesmente abrindo outra instância do bash.

Em minha modesta opinião, o arquivo /etc/profile não deve ser mexido,
porque ele tende a ser alterado à medida que a distribuição vai sendo
atualizada; não é sempre, mas pode acontecer, ainda mais se você tem um
Debian Sid e gosta de mantê-lo atualizado.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org