xdmcp + kdm + kde

Boa tarde!

Depois de muito murro em ponta de faca, estou finalmente com meu terminal X
funcionando (e é dele que escrevo). Primeiro, para os que não conhecem, um
incentivo: dá trabalho, mas o velho pentium com 16MB volta a ser não só
usável, mas com todos os recursos imagináveis...

Agora as perguntas:
1) Qual o melhor método (debian) para lançar diretamente no boot o "X -query
servername"? Em todos os howtos e tutoriais que li (e foram vários!) a
proposta era alterar o /etc/inittab, acrescentando uma linha
X:2345:respawn:X -query servername
ou algo muito parecido. Mas isso não me parece ser o mais adequado à Debian
(por exemplo, em função de upgrades que podem modificar o inittab).
Eu devo escrever um script em /etc/init.d e atualizar os rcX.d com updaterc.d?
Se sim, alguém tem algum modelo/tutorial/howto para isso?

2)Como fazer o kde carregar de forma diferente em cada um dos dois
computadores? Há um arquivo de configuração para isso? Por exemplo, ele não
pode tentar inicializar o servidor de som, pois o arts já está rodando (e ele
deveria, me parece, ser capaz de usar o mesmo servidor de som - o que ele não
faz). A outra coisa importante a alterar é o mapa de teclado, pois tenho
teclados diferentes (vou acabar comprando um outro, pois é muito ruim mudar
de teclado, mas deve haver alguma forma de fazê-lo entender isso).

Obrigado,

Tiago.