Re: Virtua no Debian

Olah!

O cable-modem te entrega um IP direto na ethernet. Tudo o que vc precisa
fazer eh buscar qual esse IP (que eh dinamico - muda a cada fez q vc
refaz o processo, a cada reboot) com DHCP.

Existem varios clientes de DHCP. O dhcp-client eh parte do sistema basico
do debian e pode ser usado ateh vc se familiarizar com o negocio e
resolver mudar.

Para fazer o negocio funcionar automaticamente, vc deve acrescentar uma
entrada no arquivo /etc/network/interfaces, descrevendo a sua interface
de rede e dizendo que ela precisa buscar IP por DHCP. O resto os scripts
fazem. Eis um exemplo:

-----</etc/network/interfaces>-----
(...)
auto eth0
iface eth0 inet dhcp
(...)
-----<EOF>-----

Sem precisar rebootar, com o /etc/network/interfaces ajustado, vc pode
usar

bash# ifup eth0

... para "levantar" a interface (fazer ela conectar e negociar o IP). Ou

bash# ifdown eth0

... para "baixar" a interface (fazer ela desconectar e liberar o IP).

Este processo eh automatio nos reboots.

[]s

Pablo

--