Java

Olá a todos!

Sou novo no mundo linux e tenho quase nenhum conhecimento de comandos do sistema (embora recém comecei a estudá-los). Tenho o Kurumim instalado em meu HD. Instalei o Mozilla firefox e depois o j2re1.4 através dos ícones mágicos. Porém o java não funciona em nenhum browser. Segui todas as instruções que estao na página do Java e do Mozilla, criei os links simbólicos, porém o JAVA continua não funcionando. Quando tento abrir as páginas de bancos os aplets não funcionam e aparece uma mensagem dizendo "precisa de x-java-vm plugin". Naveguei pelo google buscando informações mas até agora nada resolveu meu problema. Agora gostaria de desinstalar o java e o firefox da minha máquina para tentar instalar tudo de novo. Porém não consigo achar o pacote java em meu computador.
Resumindo, preciso de duas coisas:
1-como fazer para ter o java funcionando nos browsers?
2-Como desinstalar o java do computador para tentar instalá-lo de novo?
(Posso ler inglês também)

Desde já agradeço!

André