Re: Winmodem Pctel

Eu recentemente instalei um modem pctel e posso lhe ajudar:

baixe o driver atualizado PCTel-0.9.7 (www.linmodems.org)

descompate-o e rode no terminal: ./setup

esse comando identifica o modelo do seu modem e o instala automaticamente.

Depois coloque no arquivo /etc/modules as entradas:
pctel
ptserial
Isso fará o sistema carregar os módulos na inicialização.

Estes dois são os módulos do modem. Como root rode os comandos:
insmod -f pctel
isnmod -f ptserial

Digite lsmod ou /sbin/lsmod para verificar se aparece o nome dos dois módulos.
Se sim basta configurar o wvdial para conectar-se à net.
Dúvidas sobre o wvdial?
man wvdial (manual dele)
wvdialconf (roda o configurador)
/etc/wvdial (arquivo onde ficam as configurações)
wvdial (roda o programa)

ps.: se o script ./setup não funcionar, leia o arquivo readme na pasta do driver
do modem, lá diz como configurar passo à passo caso o ./setup não funcione.
Mais uma coisa, lendo o fim deste e-mail vc verá a seguinte linha:

# tar xfvj kernel-source-2.4.18.tar.bz2

Está errado, o correto é #tar -jxvf kernel-source-2.4.18.tar.bz2
Porque li no guia foca linux que o f deve preceder o file (arquivo).

Qualquer dúvida mande-me um e-mail.

Igor Abrahão
Técnico em informática