Re: Nvidia.

A minha solução foi um pouco diferente. Vou tentar resumir/lembrar dos meus
passos. Tenho uma Geforce 4 MX440SE, e o X não funcionava. Tinham me indicado
olhar na página do xfree86 a compatibilidade do X com a minha placa de vídeo.
Descobri que precisava de uma versão mais recente que a que vem no woody. Aí
instalei os binários do xfree86 (ainda não tinha entendido direito o sistema
de pacotes debian), o que me causou uma série de problemas com apt-get.
Recomecei tudo do zero (e acabei recomeçando uma terceira, e uma quarta vez),
e depois de muito esforço cheguei à melhor solução (para mim): usei a sarge
(versão mais nova do X), e compilei os drivers para a nvidia presentes na
sarge e na sid (tem que compilar junto com o kernel) O que foi bom foi
aprender a compilar o kernel, que eu recomendo vivamente a todos os que ainda
não tenham se arriscado - facilita muito a compreensão do sistema, entender
um pouco as opções de compilação do kernel.
E fiz isso tudo pelo método make-kpkg, ou seja, compilando um kernel num
pacote deb, o que permite instalá-lo e desinstalá-lo pelo apt-get / dselect
(e com a opção --append-to-version para dar um nome próprio ao meu kernel)
Já vi aqui na lista que algumas pessoas não gostam muito desse método (ou foi
uma impressão), mas para mim foi ótimo.

Links:
tutorial para compilação e instalação de drivers nVidia
http://home.comcast.net/~andrex/Debian-nVidia/installation.html

tutorial para instalação, no pacote nvidia-kernel-source
file:/usr/share/doc/nvidia-kernel-source

Infelizmente, ainda não tinha adotado um sistema de documentação do que faço
(e ainda é meio precário), então não sei mais detalhes. E tem outros
tutoriais a respeito, lembro de um mais específico para o debian, mas não
consigo localizar aqui no momento.

Tiago.