[off-topic] modem ADSL SpeedTouch para Velox - Telemar fazendo das suas de novo

Olá pessoal, desculpem o tema off-topic, mas acho que devo compartilhar
o que aconteceu comigo na lista.

Há alguns dias resolvi dar um basta no aluguel do meu modem SpeedStream
comprando um modem ADSL. Navegando por alguns sites para levantar
preços, me deparei com o modem SpeedTouch da Thomson sendo vendido no
site das Lojas Americanas. A descrição técnica do produto no site era
muito completa. O equipamento tem capacidades de roteador, faz NAPT, tem
servidor de DHCP e DNS, log de eventos, SNMP, QoS e salva as próprias
configurações em arquivos de backup. Até aí muitos outros fazem o mesmo,
mas na página de venda do produto era mostrado o logotipo da Telemar,
dando a entender que o produto tem garantia de que vai funcionar. O
preço era razoável e as opiniões sobre o produto na Internet o colocam
como um dos melhores.

Pois bem, efetuei a compra, o equipamento chegou e para minha supresa,
quando abri a caixa do produto, além do equipamento veio junto um
encarte da Telemar e um CD de Instalação do serviço Velox. O encarte
dizia em letras pequenas que o produto só funcionaria como bridge na
rede da Telemar. O melhor de tudo é que o CD do fabricante não veio.
Neste exato momento me senti como um daqueles personagens de desenho
animado que ficam com cara de burro. O sentimento de que fui lesado
demorou a passar, já que paguei por um produto com muitas
funcionalidades e não poderia usá-lo como esperava. A pouco tempo
escutei que a Telemar estava sendo acusada de venda casada por obrigar o
cliente a alugar um modem dela. Bem, com esse "acordo" com o fabricante
do modem ela garante que para cada linha somente um micro estará
conectado e se livra de processos na justiça.

Dotado de muita indignação liguei para o suporte do Velox. Após explicar
a mesma coisa, para uns 5 operadores, a minha situação de querer usar o
produto como router e usufruir totalmente do produto eles simplesmente
tiraram o corpo fora informando que a Telemar não é responsável pela
venda do modem e nada pode fazer. E que o produto só pode funcionar como
bridge.

Placar atual: Telemar 1 x Usuário 0. É, se não pode vencê-lo junte-se a
ele. Tentei então configurar o modem como bridge para pelo menos voltar
a navegar e procurar na Internet um modo de resolver a situação. Comecei
a instalar o software da Telemar, num M$ Windows claro, o software só
roda nesta plataforma. E para minha surpresa o software não funcionou.
Ele não conseguia se logar no modem para alterar as configurações da
bridge. O desespero começou a tomar forma... Mas milagrosamente eu
percebi que a Thomson tem um um número de suporte, 0800 77 100 77, que
obviamente só atende em horário comercial. Liguei para lá e de cara
atendeu um operador perguntando o número da minha linha telefônica...
Heim?!? O que está acontecendo? Fiquei uns 10 segundos sem falar nada,
tentando imaginar uma outra razão, que não a mais óbvia, para o operador
que me atendia perguntar o meu número. Após o estado momentâneo de
choque, informei meu número e encarei a realidade de que aquele call
center era controlado pela própria, a Telemar.

Não sei explicar porque minha atitude não foi de indignação naquela
hora, simplesmente deixei o barco rolar e entrar na brincadeira.
Informei que não conseguia instalar o software do Velox e o operador me
guiou dentro da interface telnet para configurá-lo manualmente como
bridge. Quando terminou meu modem estava funcionando como uma bridge. De
volta a estaca zero, onde tudo começou.

De volta ao mundo da Internet fiquei navegando e encontrei o site
http://www.abusar.org/. Foi o que me salvou. Consegui baixar o CD
original da Thomson, fazer o upgrade para um firmware mais atual, pois o
que vem instalado é antigo e com poucas funcionalidades e colocá-lo para
funcionar como router+DNS+SNMP. O QoS pode demorar, mas um dia sai. Subi
o arquivo pppoe.tpl, contido no CD, para o router e segui o Easy Setup
do equipamento para configurá-lo para a rede da Telemar. Essas
informações da rede eu obtive graças a um operador de call center da
Telemar disfarçado de Thomson que me ajudou muito quando me mostrou como
configurá-lo via telnet :-). Placar atual: Telemar 1 x Usuário 1.

Hoje estou usando meu router, feliz, tranquilho e com minhas máquinas
Linux todas conectadas ao mesmo tempo. Antes fazia isso graças a uma
máquina com iptables+pppoe. Meio lenta na época, mas agora parece bem
mais rápido com esse router.

Desculpem o e-mail tão grande. É que é uma pena ver uma empresa
brasileira tentar passar a perna em seus usuários. Mas que sirva de
lição, você não consegue enganar a todos por muito tempo.

balrog7