Re: Como fica isto?

Em Fri, Mar 26, 2004 at 10:15:10AM -0300, Marcio de Araujo Benedito escreveu:

> O Branden Robinson (sou fan desse cara), lider da força tarefa que
> mantem o X no debian, tomou a posicao de nao usar a versao 4.4 pela
> alteracao na licenca.
>
> No Debian, vai acontecer duas coisas: a versao 4.3 continuara sendo
> usada, recebendo as alteracoes e patches; e a versao 4.4 nao sera
> portada oficialmente. A outra coisa e o uso de alternativas, como o
> framebuffer e outros servidores graficos, como freedesktop e o
> Y-Windows.

A única mudança que eu pude perceber na licença do X é que ela agora obriga
a todos os que distribuirem o XFree86 incluir uma nota dizendo que aquele
software contém código desenvolvido pelo XFree86 Group. A meu ver, nada mais
justo, não consigo entender o porquê de as grandes distros se recusarem a
incluir o X 4.4.

Mais uma coisa: parem de dizer que o freedesktop é um servidor gráfico,
caramba! O freedesktop é um esforço de padronização dos ambientes gráficos
(coisas como protocolo de copiar-e-colar e interface para temas), baseado no
XFree86.

Se alguém puder esclarecer mais detalhadamente o motivo de o Debian (e
outras grandes distribuições) se recusarem a incluir o XFree86 4.4, eu
ficaria grato.

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur