Cascateamento de scp ou sftp

Olá pessoal,

   Alguém sabe se é possível cascatear o scp ou sftp? Por exemplo:
Tenho uma máquina usando IP falso de desejo enviar o arquivo para outra dentro de uma rede acessível somente por outra máquina. Fig:

L1 < ----- > L2 < ---- > INTERNET < ----- > R1 < ----- > R2

L1 - Maquina Local onde o arquivo está L2 - Maquina Local que tem acesso a internet
R1 -  Maquina remota que tem acesso a internet
R2 -  Maquina remota que desejo colocar o arquivo

Eu não tenho acesso às máquinas que tem acesso a internet, portanto, não é possível fazer regras do IPTABLES.

Resumindo:

Queria saber se tem como cascatear scp ou sftp como cascateamos ssh.

Um abraço

--
Fabrício José Vieira Ceolin - Ciência da Computação - UFMG