lpinfo -v

Estou tentando configurar a impressora, e tenho algumas dúvidas:

1) Quando executo o comando 'lpinfo -v' não aparece a minha porta paralela.
Tive esse mesmo problema numa instalação anterior, mas desabilitei alguma
coisa no bios e passou a funcionar. Só que não reabilitei nada e não consigo
achar de jeito nenhum o lugar (página internet) que tinha me orientado nesse
sentido. E não vejo mais o que fazer.

2) A impressora que quero configurar é uma matricial epson Actionprinter
T-1000, compatível com a LX-800. Escolhi a impressora com algum cuidado em
função da velocidade de impressão em modo draft, mas tenho o seguinte
problema: até hoje só consegui imprimir nesse modo com todas as
possibilidades em um programa: o MSWord/DOS 5.5, para o qual tenho um driver
que permite imprimir todos as letras de português e francês (pelo menos), bem
como justificar, colocar negrito e itálico, sem perder velocidade de
impressão (modo bidirecional: a cabeça de impressão imprime uma linha inteira
na ida e uma outra linha na volta). Alguém tem alguma dica, ou será que ainda
vou ter que manter meu velho WordDOS em atividade?

Obrigado.