placa de rede nao funciona

Pessoal:

O sistema não está reconhecendo meu dispositivo ethernet. Tenho uma placa
mae asus com adaptador ethernet on board (o manual da placa informa: Realtek
10/100 Mbps Ethernet PHY). O ifconfig informa o seguinte:

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:8191 (7.9 KiB)  TX bytes:8191 (7.9 KiB)

Eu esperaria encontrar um dispositivo tipo eth0, ou coisa assim, que
corresponderia ao meu adaptador, mas ele não existe. Imaginei que não
houvesse compilado no kernel o módulo para o adaptador de rede, mas
verifiquei a configuração e quase todos os tipos de adaptadores estão lá
incluidos (em geral como módulos).

A documentação do Linux Networking HOWTO não ajuda muito. Alguém pode ajudar
a decifrar o mistério?

Em tempo: um "lspci -v" informa todos os dispositivos instalados, inclusive
um adaptador ethernet usando a irq 9.

Abraços.
Paulo.