dúvida sobre qual distro Linux usar.

Atualmente onde trabalho optamos por adotar o SuSE Linux como plataforma de nosso servidor de aplicações web. Basicamente o q esse servidor irá suportar é : Apache + PHP + MapServer + PostGreSQL + MySQL . Nota: o servidor é um IBM ( q nao recordo agora o modelo mas se isso for necessário para algum comentário posso levantar)

Contudo adquirimos o SuSE professional 9 e a SuSE Brasil disse-nos q adquirimos um produto errado. q o professional 9 é mais indicado para estações home office. nao q seja 'proibido' seu uso em server mas q os produtos corporativos já vem mais prontos para aplicações servidores. ou seja, se não gastarmos os 1500 dolares com a aquisição da versao servidor, será praticamente o mesmo valor gasto na consultoria para ajuste/configuração de nosso servidor pela SuSE Brasil.

desculpem a longa introdução do assunto, mas assim sendo isso me faz pensar q talvez seja a hora de partir pra uma distro 100% GNU, q no caso é o "Debian Linux", pois nunca se sabe se o proprio SuSE não terá o mesmo futuro do RedHat. Nada contra uma distro US$1500 ou 2000, mas pra mim a maior e principal vantagem do licenciamento GNU é justamente q vc tem mais clareza qtos ao objetivos e futuro do produto. Ou seja, como a cupula nao fica escondida por trás de uma empresa apenas vc não corre o risco de ficar na mão de um dia para outro devido a um novo release.

Como estamos para implantar o projeto e não somos peritos em administração Linux estamos tbém a procura de uma consultoria q possa nos configurar esse box( checar configs, segurança, itens de segurança para o Apache, PostGreSQL, MySQL) seja a partir do nosso atual SuSE Pro 9 ou de um Debian. Quem puder dar essa indicação agradeço.

Gostaria de colher algumas opiniões a respeito do Debian sobre esse tipo de aplicação ou qq outro comentário será bemvindo também.

obrigado.

Eduardo Patto Kanegae
http://www.consultoria.eti.br

## Projeto MapServer Brasil - http://mapserver.cttmar.univali.br ##