Re: experiências com automount

Em Thu, Feb 26, 2004 at 11:43:03AM -0300, Mario Olimpio de Menezes escreveu:
> Olá PessoALL,
>
>    Gostaria de ouvir algumas experiências boas e más sobre o automount
>    (outra solução equivalente).
>
>    Eu preciso instalar uma máquina que será utilizada para apresentações
>    em um auditório - isto significa, todo tipo de usuário, sem
>    assistência, etc. Então gostaria de colocar o automount para
>    facilitar as coisas, mas minha experiência com ele em um sistema
>    mandrake não foi muito boa - o bicho ficava maluco de vez em quando e
>    'mountava' o CD várias vezes e era preciso matar manualmente os
> [...]
Olha, nunca gostei do automount; o computador é burro demais para fazer
certas coisas corretamente. O que eu faço é bem simples: coloco o parâmetro
'user' no /etc/fstab e simplesmente deixo os usuários montarem e desmontarem
manualmente seus discos e mídias removíveis. No /etc/profile há alias da
seguinte forma:

alias cdrom='mount /cdrom; cd /cdrom'
alias ucdrom='umount /cdrom'

alias floppy='mount /floppy; cd /floppy'
alias ufloppy='umount /floppy'

Então eu digo aos usuários para "acessarem" o CD-ROM ou o disquete usando os
comandos 'cdrom' e 'floppy', e quando terminarem de usar suas mídias,
"fecharem" usando os comandos 'ucdrom' e 'ufloppy'.

Talvez não seja isso o que você está procurando, mas já é uma idéia...

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur