Re: OpenOffice Win x Linux

On Wed, 18 Feb 2004 10:37:27 -0300
Mario Olimpio de Menezes <mario@curiango.ipen.br> wrote:

> Meu objetivo é resolver o "problema" no Linux, já que em uma das
>   máquinas, utilizada exclusivamente para projeções de apresentações,
>   não tenho a menor intenção de colocar Windows. Já está com o Woody
>   instalado e assim que gostaria que ficasse, mas este tempinho a mais
>   que o OO no Linux precisa para as transições é muito chato.

Mandei sua mensagem para a lista do OO e veio esta resposta. Por favor se você tiver entendido alguma coisa, agradeço uma explicação para leigos...

Segue mensagem:

Este artigo talvez ajude aos linuxistas de plantão:
---
Aumentar a velocidade da placa gráfica em Linux

Com o passar dos tempos, o sistema de janelas X deixou de ser usado
apenas para aplicações profissionais e começaram a surgir cada vez mais
aplicações didáticas, multimídia , tais como jogos e vídeo. Por essa
razão, a performance do sistema de janelas X começou a ser cada vez mais
importante e todos os truques que possam aumentar a velocidade devem ser
aproveitados. Aqui vai uma técnica simples que permite aumentar a
performance da placa gráfica em cerca de 250% ou mais...

os processadores Intel a partir do Pentium Pro (P Pro, PII, Celeron e
P3) passaram a possuir um controlador de cache integrado no CPU e a
cache secundária passou a estar incluída no mesmo package que o CPU.
Por essa razão, estes CPUs possuem um conjunto de registros especiais,
chamados MTRR (Memory Transfer Region Registers) que permitem configurar
o controlador de cache e a cache secundária.

O kernel de Linux, a partir da versão 2.1 começou a possuir um arquivo
virtual «/proc/mtrr» que permite configurar e programar os registros MTRR.
Para além dos CPUs Intel, este arquivo também permite controlar, de
forma uniforme, os registros equivalentes dos CPUs produzidos pelos
outros fabricantes, mas o suporte para cada CPU depende da versão de
kernel usado em cada caso.
Os MTRRs permitem definir regiões de memória e escolher políticas de
gestão diferentes para cada região.

As políticas que existem são as seguintes:

a)No-cache - a cache não é usada para acessar a essa região.
b)Write-through - a cache só é usada para otimizar as leituras
c)Write-back - a cache é usada para otimizar leituras e escritas.
d)Write-combining - a cache é usada para otimizar as escritas, agrupando
escritas em regiões consecutivas, numa única operação.

Em geral, a memória RAM do sistema deve estar configurada em modo Write
back, para maximizar a performance do sistema.

As placas gráficas costumam utilizar duas regiões de memória distintas:
o frame-buffer (a chamada memória de vídeo) e os registros de controlo.
Os registros de controlo são usadas para programar a própria placa como,
por exemplo, para selecionar resoluções e, no caso das placas
aceleradoras, servem para enviar comandos à placa. Por esse motivo, esta
região deve estar configurada em modo no-cache.
O frame-buffer deve ser configurado em modo write-combining, o que
permite aumentar a velocidade da placa gráfica entre 250% a 300%.

Para verificar a configuração atual dos registros MTRR, basta listar o
conteúdo do arquivo «/proc/mtrr»:

$ cat /proc/mtrr
reg00: base=0x00000000 ( 0MB), size= 64MB: write-back, count=1

Por omissão, só costuma existir uma única região definida, que abrange
toda a memória RAM do sistema e usa o modo write-back. Neste exemplo, o
sistema tinha apenas 64Mb de RAM.
Para otimizar a velocidade da placa gráfica, é necessário descobrir os
endereços das zonas de memória usadas por ela.
Felizmente, essa informação pode ser obtida a partir do arquivo «/proc/pci»:
$ cat /proc/pci

No caso do meu sistema, obtenho a seguinte lista:

etc...etc...etc...

VGA compatible controller: ATI Unknown device (rev 122).
Vendor id=1002. Device id=475a.
Medium devsel. Fast back-to-back capable. IRQ 11. Master Capable.
Latency=66. Min Gnt=8.
Prefetchable 32 bit memory at 0xf5000000 [0xf5000008].
I/O at 0x9000 [0x9001].
Non-prefetchable 32 bit memory at 0xf4100000 [0xf4100000].

Neste exemplo, só nos interessa a última secção, «VGA compatible
controller» que corresponde a uma placa gráfica ATI.

Nesta seção, estão definidas duas regiões de memória: uma
non-prefetchable que corresponde aos registos da placa e outra,
prefetchable, que corresponde à memória de vídeo (frame-buffer).
É exatamente esta segunda região (prefetchable) que convém configurar,
para passar a usar o modo write-combining.
Para isso, basta executar o seguinte comando:

echo "base=0xf5000000 size=0x800000 type=write-combining" > /proc/mtrr

Em que «base» representa o início da memória de vídeo que havia sido
memória da placa, expressa em numeração hexadecimal.
Neste exemplo, o valor 0x800000 corresponde a 8Mb, mas se a placa
tivesse 16Mb teria sido usado 0x1000000 e 32Mb corresponderia a 0x2000000.

Para que que esta configuração passe a ficar activa por omissão, este
comando deve ser adicionado ao fim do arquivo «/etc/rc.d/rc.local».
Desta forma, passa a ser executado sempre que o sistema arranca.
Os resultados obtidos dependem bastante das aplicações usadas. Por
exemplo, se o X só é usado para fazer processamento de texto, é natural
que não se note qualquer diferença. No entanto, quando se usam gráficos
3D e vídeo, já se nota uma grande diferença.

Retirado do endereço:

http://tb.bol.com.br/simpleRedirect.html?srv=mdi&trg=http://www.linuxes.com.br
contribuído por ''su'' em 15-05-00 16:00 do departamento fast-penguin-dptm.

--
Savio Martins Ramos Arquiteto
Rio de Janeiro  ICQ 174972645