Otimização da imagem criada pelo G4U

Pessoal estou querendo usar o g4u para clonar um hd via rede. Andei lendo alguma coisa e vi que ele usa o gzip para compactar a imagem . Essa imagem fica muito grande pq o dd copia o hd inteiro, não importando se o bloco é usado ou não . vi que tem uma maneira de preencher o blocos com valores null, dessa maneira optimizando a compactação com o gzip, possibilitando assim uma imagem bem menor .
Se alguém já fez algo assim e tiver como explicar melhor o processo e indicar a maneira certa de se fazer, eu agradeceria(acho q a comunidade tbm).

Abraços

--
Júlio César de Magalhães
Analista de Suporte - Poliedro/FNDE