Re: [longo] Re: Bugs do Alsa (era: [off-topic] sb16 em 2.6.0-test2)

Em Seg, 2004-01-26 às 05:52, Douglas A. Augusto escreveu:

> Hmmm... não sei não. Qual é sua placa?

Esta e a saida do lspci -vv:

00:08.0 Multimedia audio controller: ESS Technology ES1988 Allegro-1 (rev 12)
        Subsystem: Hewlett-Packard Company: Unknown device 0012
        Control: I/O+ Mem- BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
        Latency: 64 (500ns min, 6000ns max)
        Interrupt: pin A routed to IRQ 5
        Region 0: I/O ports at 1400 [size=256]
        Capabilities: <available only to root>

00:08.1 Communication controller: ESS Technology ESS Modem (rev 12)
        Subsystem: Hewlett-Packard Company: Unknown device 0012
        Control: I/O+ Mem- BusMaster- SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
        Interrupt: pin A routed to IRQ 5
        Region 0: I/O ports at 1800 [size=256]
        Capabilities: <available only to root>

Note que ela e conjunta com o modem, que nao funciona em gnu/linux.
Alias esta historia do modem e a mais cabeluda que ja vi[1]: Um dia eu
capturei uma mensagem de um tal de All Stone, funcionario da HP
francesa, que estava ajudando a mandrake. Nesta mensagem constava um
binario para este conjunto de som/modem da ESS compilado para o kernel
2.4.18 da mandrake, que tinha o sufixo -6mdk. ENtao tentei por o modem
pra funcionar e nao rolou porque o modulo exigia o kernel da mandrake.
ENtao eu gerei uma compilacao do kernel com o tal sufixo -6mdk e
instalei, e o FDP do modulo funcionou!!!! MAs ai eu cai na besteira de
pedir os fontes do modulo e todo mundo fingiu que ele nunca existiu, de
forma que algumas pessoas ate acham que eu inventei essa historia.

TEnho ainda os binarios aqui, se alguem quiser fazer engenharia reversa
... De minha parte, jurei NUNCA mais comprar nada que venha o hardware
da ESS, e todo funcionario da HP ligado ao SL que encontro eu toco no
assunto falando tipo "qual e a da hp, ta do lado do SL ou nao???"

> Na  verdade não  é bem  o que  eu disse  antes, depende  do hardware  sim. A
> questão sobre o 'non-blocking' refere-se ao  modo de como o aplicativo agirá
> caso não  possa tocar o  som simultaneamente,  pode tanto esperar  numa fila
> (padrão) como retornar um erro de dispositivo ocupado.
>
> A sua placa deve ser capaz de processar mais de um canal por vez, assim como
> a minha (SB Live!). Já a do meu  irmão (via82xx), só se houver uma camada de
> software para fazer a mixagem (dmix).

Isso eu nao sei, pois nao saco disso. Se voce conseguir identificar
algo...

[1]
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2002/debian-user-portuguese-200208/msg00185.html

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."