Problema com php no testing

Pessoal

Uso o testing e no último domingo atualizei o sistema, como
sempre faço nos finais de semana.
Usei o micro, tudo ok.
Deixei ligado e hoje usei mais um pouco. Até ai tudo ok.

Tenho o apache+php+mysql rodando nessa máquina, para estudar php.

Bueno, hoje, depois de ter desligado a máquina, quando liguei de
novo o apache e o php ficaram
muito estranhos.

As mesmas páginas que ontem eu olhava ontem sem nenhum problema
hoje davam um msg de
"impossível acessar servidor blablabla.micasa", no konqueror, no
mozilla, no mozilla-firebird e no
links.

Fiquei intrigado. Pensei ser problema do apache.
Dei um dpkg-reconfigure apache.
Reconfigurei o apache. Nada. Dei um apt-get --purge apache &&
apt-get install apache.
Nada.
Tive vergonha, mas reiniciei a máquina, pois no passado remoto
isso resolvia muita coisa.
Resolveu em parte. Conseguia ver as páginas de novo, mas apenas
html.

Fiz o mesmo com o php. Apaguei tudo, reinstalei, verifiquei os
arquivos de configuracao, etc.
Passou entao a reconhecer as páginas do php. Mas....todo código
que tem a função
 mysql_connect() mostra um erro assim:

"Call to undefined function: mysql_connect() in blablabla on line
15"

É como se ele não estivesse achando o diretório com as extensões.
Mas eu nunca precisei
configurar isso manualmente, o php sempre achou sozinho.

Claro, o blablabla e o nro da linha mudam conforme a página que
tento acessar.
Até mesmo o phpmyadmin deixou de funcionar.

Outra coisa, se tento usar o php4-cgi, na linha de comando, ele
até funciona, mas mostra uma
msg no final dizendo "Falha de segmentação", o que me faz pensar
que não é apenas
problema com o diretório das extensões.

Antes que me digam, sei que não é uma boa isso de reinstalar tudo
de novo. Mas só queria
resolver o problema depressa. Essa máquina não serve páginas para
ninguém, é para estudo
mesmo e as configurações que uso são as default, e sempre
funcionaram sem problemas.
Nem mesmo deixo o apache/mysql rodando full time, apenas quando
estou off-line e estudando.

Alguém mais está com essa problema? Acho que deve ser algum
problema no pacote php4 ou
php4-mysql.

O que acho estranho é que apaguei todos os pacotes php e apache
que tinha no pc, apaguei
todos os arquivos de configuracao(com o --purge), e reinstalei.
Deveria funcionar como uma
 instalação nova, mas não funcionou.

Qualquer dica é bem vinda.

Leandro