Re: [OT] GPL no Brasil (era M$ venceu???? Res:NÃO)

Em Sex, 2003-12-12 às 12:35, Mario Olimpio de Menezes escreveu:

> apesar de ter a versão homologada, não tenho certeza que ela tem força
> de lei. me parece que esta homologação é da FSF com relação à tradução
> brasileira, não que a legislação brasileira abranja o software livre e
> de código aberto de maneira satisfatória.

Infelizmente não a GPL não é reconhecida no Brasil como licença válida,
as nossas leis não contemplam a GPL ou qualquer outra licença "livre"!

De acordo com a Lei 9610/98 que regula os direitos autorais e A Lei
9609/98 que dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual de
programa de computador. Não existe o termo sofware livre! Ou o software
é proprietário ou de domínio público.

Se for proprietário o autor do software pode distribuir o software como
quizer mas não fica livre de responsabilidades pelo software. Aquela
parte da licença GNU que diz:

"Este programa é distribuído na expectativa de ser útil aos seus
usuários,
porém  NÃO TEM NENHUMA GARANTIA,  EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS , COMERCIAIS
OU DE ATENDIMENTO A UMA DETERMINADA FINALIDADE. Consulte a Licença
Pública Geral  GNU para maiores detalhes."

Não se aplica, quer dizer não é válida de acordo com a Lei. E se eu for
detentor dos direitos de um software posso mudar a licença dele quando
eu quiser! E se o software cai em domínio público de acordo com o artigo
14 da Lei 9610/98:

"É titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou
orquestra obra caída no domínio público, não podendo opor-se a outra
adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da
sua."

Em outras palavras se vc deixar o seu software cair em domínio público
vc perde qualquer direito sobre ele, ele pode inclusive ser utilizado
por uma empresa qualquer que vai alterá-lo, empacotá-lo e vender ele sem
lhe dar qualquer satisfação (ou crédito)!

Por favor não achem que sou contra qualquer licença livre, muito pelo
contrário tenho alguns softwares em baixo da GNU. O quero mostrar é que
as Leis brasileiras não comtemplam o Software Livre, pelo menos ainda
não!

[]s

Formel

 Rodrigo Formel