Re: qt ou gtk+

Em Wed, Dec 03, 2003 at 06:44:19PM -0200, Douglas A. Augusto escreveu:
> No dia 03/12/2003 às 11:04,

> Em qual linguagem pretente programar?
>
> O QT  é C++, GTK+  é C. Existe o  GTK-- que também é  C++, mas não  tão maduro
> quanto o GTK+.
O GTK-- é um dos (muitos) "bindings" que o GTK+ tem. Pode-se programar
usando o GTK+ em várias linguagens: Python, PHP, C, C++, Perl...
Enquanto isso, o programador QT está preso à linguagem C++ com as
extensões específicas da QT; além disso, estou ciente de um "binding"
Perl para QT.

> O  QT,  além  de questões  relativas  à  licença,  usa  através dos  MOCs,  um
Depois que o QT para Linux foi lançado sob a GPL, a questão da licença
está morta e enterrada.

> pré-processamento não padrão da linguagem C++.
Concordo que as extensões à linguagem C++, indispensáveis para se
programar em QT, são desnecessárias e feias (isto é, deselegantes).

Eu, particularmente, prefiro programar em GTK+; creio que é mais porque
este foi a primeira biblioteca gráfica que usei para programar no
GNU/Linux do que por qualquer outra coisa; a documentação do GTK+ (assim
como a do QT) é bem completa.

Tenha em mente que as aplicações que se você for desenvolver software
proprietário para Window$ ou Linux usando o QT, você precisa pagar à TrollTech (a
companhia que criou o QT) uma taxa de licença. Isso porque você não pode
derivar software não-livre a partir de software licenciado pela GPL
(como é o caso da QT). O GTK+ não sofre desse problema porque ele é
licenciado sob a LGPL, ou "Lesser" GPL; essa licença, aplicada
principalmente a bibliotecas do projeto GNU, permite que software
não-livre seja derivado do GTK.

--
"Hell is empty, and all the devils are here"
              -- W. Shakespeare, The Tempest