Re: qt ou gtk+

No dia 03/12/2003 às 11:04,
"Paulo Górgias" <gorgias@click21.com.br> escreveu:

> pessoal  estou   com  uma  duvida,  estou   pretendendo  desenvolver  alguns
> aplicativos, em linux mas que sejá possivel migra-los para windows, qual das
> seguntes bibliotecas seria a mais indicada: qt ou gtk+

Em qual linguagem pretente programar?

O QT  é C++, GTK+  é C. Existe o  GTK-- que também é  C++, mas não  tão maduro
quanto o GTK+.

O  QT,  além  de questões  relativas  à  licença,  usa  através dos  MOCs,  um
pré-processamento não padrão da linguagem C++.

Uma  toolkit  em  evidência  é  o  wxWindows[1],  com  "binds"  para  diversas
linguagens. Basicamente  o wxWindows  é  uma abstração  C++ sobre  bibliotecas
gráficas, como o GTK+. Inclusive a  Borland resolveu adotá-la na construção do
seu novo IDE C++ BuilderX[2].

Um bom artigo comparando os diversos toolkits:

GUI Toolkits for The X Window System
http://freshmeat.net/articles/view/928/

1. http://www.wxwindows.org
2. http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001348.html