Re: Problemas com Debian 3.0

On Sat, Jan 04, 2003 at 03:35:01PM -0300, Frederico Argolo wrote:

> Olá,

Olá,

>     Bom instalei o Debian 3.0 no meu desktop e no
> final das contas nada ficou funcionando muito bem...
> Por isso surgiram algumas dúvidas...
> 1) O kernel que ele instala eh o 2.2.10, pq nao o
> 2.4???

O default do CD que você instalou. O Debian possui no total 7 CDs e cada
um inicia a instalação com uma imagem de kernel diferente. O CD 5, se
não me engano, inicia a instalação com um kernel da séria 2.4 (2.4.18, a
última versão disponível no momento do lançamento do Woody).

O primeiro CD oficial (não sei se o CD do Debian-BR é assim. Gleydson,
pode esclarecer ? ) suporta ISOLINUX e você pode escolher qual kernel
usado na instalação passando parâmetros no prompt de inicialização. Use
bf24 para iniciar o instalador com um kernel da série 2.4.

Digite F3 no prompt de inicialização da instalação e veja as opções de
imagem de kernel disponíveis.

> 2) Pra recompilar o kernel, preciso do source, como eu
> pego esse source no CD do Debian?
> Pergunto isso pois já instalei um kernel-source que vi
> no dselet e dei o comando apt-get install
> kernel-package; porem no diretorio /usr/src nao
> aparece o fonte lá!!!

No CD eu não tenho certeza, pois nunca fiz isso usando uma mídia, mas
estou compilando um kernel (2.4.20) no momento em que escrevo esta
resposta e o nome do pacote que instalei foi kernel-source-2.4.20. Use :

apt-get install kernel-source-<versão>

Para instalar os fontes do kernel que deseja compilar (ou use os
diversos pacotes com imagens de kernel pré-compiladas, com nomes como
kernel-image-<versão>). O fonte do kernel é compactado no formato bzip2
e fica disponível, após a instalação do pacote, em
/usr/src/kernel-source-<versão>.bz2 .

> E a ultima observacao, é que como sou um usuario
> básico/intermediario e fiquei bastante perdido na
> instalacao do Debian3. Principalmente em dois
> momentos: na hora de escolher os modulos do kernel, q
> alias todos que escolhi deram erro e depois qndo
> pergunta se quero utilizar o tasksel. Na hora disse q
> sim, e escolhi o que queria, mas depois pergunta se
> quero usar o dselect!!!!! Ai ja comeca a complicar um
> pouco...

O tasksel é de uso mais fácil, uma vez que permite que você escolha
grupos de pacotes separados por tarefas, mas não permite escolher
detalhadamente os pacotes, como o dselect permite. Não há necessidade de
usar os dois na instalação (apesar de você poder, caso queira). Se está
começando, use somente o tasksel e não use o dselect. Pessoalmente,
costumo não usar nenhum dos dois na instalação : instalo somente o
sistema básico e vou instalando o que preciso aos poucos, conforme vou
sentido a necessidade.

> Essa opcao do dselect seria para eu filtrar um pouco o
> que eu escolhi no tasksel??? Pois ao escolher instalar
> um ambiente grafico no tasksel ele já instala o GNOME
> e o KDE certo?? Acho q isso deveria ser separado....
> Sendo q tem um momento lá que ele comeca a instalar
> SSH, CVS, um monte de coisa q nao selecionei!!!!!

O dselect é para você poder selecionar muito mais detalhadamente os
pacotes que você deseja instalar. Na verdade, náo recomendo que você o
utilize ainda. Espere adquirir um pouco mais de familiariedade com o
Debian e o sistema de gerenciamento de pacotes e depois, quem sabe, dê
uma olhada nele. Pessoalmente, acho o dselect muito bom e o uso
bastante : apesar da dificuldade de aprendizado, vale a pena.

Sobre a task de ambiente gráfico, sim, ambos o Gnome e o KDE são
instalados caso você a selecione (o help da tarefa mostra os pacotes que
a compõem, caso você queira verificar). O CD do Debian-BR, até onde eu
sei, oferece tasks separadas para cad aum deles.

Sobre a instalação do SSH, CVS, etc, talvez os mesmos estejam sendo
instalados como dependências de outros pacotes. O CVS, por exempo, será
instalado se você escolher a task de desenvolvimento.

> Nao sei se fui o unico a ficar perdido na instalacao,
> talvez por ser iniciante no Debian...

Sim, talvez. Recomendo uma leitura da documentação de instalação e do
Release Notes. Acho que ambos podem ser encontrados no site do
Debian-BR, traduzidos para o português. Apesar de parecer bobeira ler um
documento somente sobre instalação (alguns acham perda de tempo),
existem inúmeras dicas e pontos importantes que você pode achar
interessante.

E, por último, tenha certeza que não é somente você que estranhou o
instalador (a maioria estranha, eu também estranhei inicialmente). Na
verdade, esse é um dos grandes problemas existentes atualmente no Debian
e , tenha certeza, ele está sendo resolvido.No momento em que conversamos
aqui, existem diversas pessoas trabalhando no código do novo instalador,
o debian-installer, que eliminará boa parte, se não todos, os problemas
do instalador atual.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||