atualização de patches

Bom dia pessoal,

Gostaria de saber dos membros da lista que são administradores de rede, qual
ferramenta vcs usam para fazer atualização de patches de segurança nos micros
dos usuários. É uma tarefa ardua para quem tem cerca de 500 usuários em
diversas redes, e redes separadas fisicamente na maioria das vezes.

No meu caso, tenho estações Linux, Windows e Sun (Solaris) como estações
clientes. O que estou procurando é algo do tipo: nos clientes fica um
programa que verifica se um certo servidor tem nova atualização disponível.
Caso sim, executa a patch.

Nas estações Windows, não seria uma boa o "Windows Update" pq nein todos os
usuários da minha rede acessam internet. E num caso de uma atualização, essa
consulta a internet para baixar a patch comprometeria o meu link de internet.

Desde já agradeço!
abraço
Osvaldo