[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: kernel 2.6 x sarge





Andre Felipe Ornellas wrote:
Desculpe , sei que já rolou comentários sobre o assunto, mas eu to com
uns problemas básicos aqui...
O que preciso instalar pra que o kernel 2.6 funcione no meu debian..

leia o arquivo Documentation/Changes do 2.6.0. eu sei que receber um "RTFM" na cara é chato, mas cada versão de kernel que o Linus ou o Marcelo lançam (daqui pra frente parece q vai ser o Andrew Morton) exige um certo número de atualizações no sistema. coisas como instalar o pacote "oprofile" que não existe no woody, atualizar iptables, fstools e outras coisas.

não adianta ter um mke2fs de "trocentos" anos atras e tentar instalar o 2.6. pode até rolar, mas o mke2fs antigo não vai saber criar um filesystem com todos os recursos que o kernel novo permite...

as versões indicadas de cada pacote sempre estão no Documentation/Changes, inclusive com as dicas de comandos pra descobrir se as versões que vc tem servem.


Uso a versão woody

Woody exige atualização de quase tudo que está listado no Documentation/Changes

E como mudo de woody pra sarge?

vou dar uma explicaçãozinha sobre as diferentes versões simultâneas do debian mais pra recém chegados que ainda não sabe bem como issi funciona, ai fica fácil fazer o q vc quer:

Stable (estável): atualmente chama-se woody. não sofre grandes modificaçoes, só atualizações devido a bugs.

Testing (testando): é a sarge. sofre mudanças frequentemente e recebe pacotes vindos do unstable considerados estáveis para teste e remoção dos ultimos bugs. considere como sendo um debian "beta"

Unstable (instável): versão de desenvolvimento. tudo que é novo e não testado está aqui. X 4.2 (já já chega o 4.3), KDE 3.1 e por ai vai. Atualmente chama-se SID.

No ftp do debian (ftp://ftp.debian.org/debian/dists/) os diretórios stable, testing, e unstable são sempre links simbólicos para os nomes reais das versões que se encaixam nos respectivos papéis. assim fica fácil pra alguém que quer sempre manter o sistema com a distribuição stable migrar de woody pra sarge quando o sarge virar stable.

O segredo é sempre manter o /etc/apt/sources.list apontando pra "stable". quando o sarge for "promovido", um apt-get dist-upgrade resolve.

O q tenho q fazer



já no seu caso, como vc já quer pular pra sarge, recomendo mudar todas as ocorrências de "stable" no sources.list por testing e dar um apt-get dist-upgrade

Bento




Reply to: