Re: UserLinux escolhe GTK?Gnome !

Em Wed, 24 Dec 2003 10:44:14 -0200, Marcio de Araujo Benedito escreveu:

> a QT em MAC ja e livre

	Em Mac OS X, imagino... inda há muitos usuários de Mac OS 9.

	Mas de qualquer maneira o Mac é relativamente irrelevante, face ao
MS Windows.

> pode ser que ela se torne 100% livre daqui a pouco.

	Em todas as plataformas?  Referências?  'Pode' não me parece muito
promissor.

> Mas todos sabem
> que a preferencia da comunidade pelo GTK e emocional

	Como se a preferência pelo KDE também não o fosse.

	Como se a diferença entre LGPL e GPL fosse emocional.

> como dis o proprio Perens

	Referências?

> e que mesmo se a QT for 100% livre ela e o KDE continuarao a
> sofrer preconceito por um dia ter sido proprietaria.

	Esse 'se' é do tamanho de um bonde, e não anula a situação
atual.

	Considerações históricas e comunitárias não são necessariamente
preconceito.

> No fundo, o que o Perens fez foi assumir a direcao para o gnome no
> UserLinux, usando o dubio licenciamento da QT como razao definitiva.

	E o que está errado nisso?  Tinha de ser escolhido um.  A idéia
mesma do UserLinux é escolher para que o usuário (corporativo ou
doméstico) não o tenha de fazer.  Há outras razões, como aplicativos,
suporte e linguagens, mas essa é uma boa razão para o momento atual.

> Por isso que eu vou continuar a usar debian, porque eu tenho a liberdade
> de usar o que eu quiser. Os projetos derivados do debian, como o
> knoppix, tambem estao sofrendo criticas por gerarem uma OUTRA distro sem
> criterio de manutencao cujo know-how nao volta para o projeto debian.

	Sério mesmo que não volta?  O mesmo seria verdade de Gnoppix,
Morphix, Xandros, LibraNet etc?  Referências?

> Debian-np e uma tentativa de freiar isso antes que seja tarde, ja que
> existem grandes iniciativas, como o freeduc, baseadas no knoppix.

	Debian-np?  Referências?

> Como exemplo da nossa falta de opiniao fundamentada, posso citar o caso
> do Direto! e do OpenOffice.org: No primeiro caso o produto foi
> marketadamente batizado de GNU sem NUNCA ter sido livre por usar base
> proprietara em java, o que e proibido pela GPL.

	Ou muito me engano ou a própria FSF publicava código GNU GPL à
espera de uma VM livre.  Que aliás existe, se não se precisar de Java2.

> No segundo caso o
> produto teve seu codigo "doado" pela SUN para a comunidade mediante uma
> licenca tao doida que ao sequer mensionar o nome do produto voce outorga
> a SUN o direito de uso de sua voz.

	Nunca vi essa análise, referências?

	Infelizmente o OOo é necessário enquanto o Gnome Office ou o
KOffice não amadurecerem, e isso parece que está longe.  De qualquer
maneira, felizmente o OOo é livre.

	E esse problema não é nosso somente, mas no mundo inteiro...
aliás o de Icaza brigou com o Stallman, o que mostra que nem todo mundo
passa pelo vrms...

--
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra <leandro@dutra.fastmail.fm>
Belo Horizonte, Londrina, São Paulo             +55 (11) 5686 9607