Empacotar um programa para deb

Olá,

O programa qcad está na versão 2 porém, ainda está 1.5 na Debian. O responsável pelo pacote na Debian me informou que o mesmo estaria disponível em alguns dias. Isto aconteceu faz uns dois meses e até agora nada!

Como o "dono" do programa está colocando disponível somente o fonte e cobrando pelo pacote compilado, imagino que nunca estará disponível na Debian e nem em qualquer outra distro...

Por isso, baixei o fonte e compilei na minha máquina. O programa possui um diretório com tudo que precisa debaixo dele.

Como posso produzir um pacote deb com este programa?

Obs: o "como-fazer" um pacote deb explica a partir da compilação e não depois de compilado.

Grato.

--
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645