Re: ATENCAO - Ataque de engenharia social aos usuarios do Registro.br

On Tue,  9 Dec 2003 19:57:38 -0200
João Schmutz <joaoschmutz@linuxconf.com.br> wrote:

> Olá pessoal, eu recebi esse e-mail hoje pela manha ( 09/12/2003 - 10:47 AM BRT )
> e achei que seria interessante passar para a comunidade ! ! !
>
> Prezados Srs.,
>
> Nas últimas horas, circularam pela Internet mensagens de solicitação
> de verificação de dados devido a uma suposta atualização nos sistemas
> do Registro.br.
>
> Estas mensagens são falsas e contem um endereço hospedado em um
> provedor gratuito o qual copia quase que fielmente a página de
> autenticação do sistema do Registro.br.

> [...]

Grandes,

Acrescento a isso o seguinte:

* O mais novo buraco enorme no queijo suiço em termos de segurança
* que é o Microsoft Internet Exploder permite exatamente que um sítio
* aleatório forje a barra de url, o que invalida em boa parte a
* sugestão de um processo mais seguro nessa circular do Registro.br

Mais sobre a falha e um exemplo de sua exploração:

http://www.quilombodigital.org/microsoft

http://www.quilombodigital.org:8080/space/2003-12-11

Sugestões para o Registro.br?

- Retificar a circular avisando que para usuários do IE não adianta
  apenas verificar a URL.
- Sugerir o uso de um navegador seguro. A melhor opção é o Mozilla,
  que roda inclusive sobre os sistemas da Microsoft:
  http://www.mozilla.org.br/
- Talvez dar alguns meses de prazo e restringir o uso do Internet
  Explorer no sítio do registro.br visto que falhas como essa
  simplesmente não podem ser admitidas, já que comprometem demais
  a segurança do sistema Registro.br, que sempre primou pela
  qualidade do serviço e possui uma longa história de estabilidade
  e competência na execução das suas tarefas. Não é possível deixar
  que um mero Navegador de uma empresa que não zela pela segurança
  de seus produtos comprometa o nome do Registro.br

Abraços,

Luis Alberto.

--
	Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br