Re: Empacotar um programa para deb

hup savio,

On Mon, 15 Dec 2003 12:26:52 -0200
Sávio Ramos <savio.debian@terra.com.br> wrote:

> Olá,
>
> O programa qcad está na versão 2 porém, ainda está 1.5 na Debian. O
> responsável pelo pacote na Debian me informou que o mesmo estaria
> disponível em alguns dias. Isto aconteceu faz uns dois meses e até agora
> nada!
acontece um desenvolvedor debian tambem tem seus problemas pessoais.
2 meses ta um pouco demais, porem o desenvolvedor deve ter um bom motivo
para o atraso.

> Como o "dono" do programa está colocando disponível somente o fonte e
> cobrando pelo pacote compilado, imagino que nunca estará disponível na
> Debian e nem em qualquer outra distro...

muito pelo contrario. todos os pacotes debian sao montados a partir de um
fonte. um desenvolvedor eh responsavel pelo binario que ele distribui para
seus usuarios, e pegar um pacote binario e fazer upload dele seria algo no
minimo arriscado (pra nao dizer insano).

> Por isso, baixei o fonte e compilei na minha máquina. O programa possui um
> diretório com tudo que precisa debaixo dele.
>
> Como posso produzir um pacote deb com este programa?

uhmmm. nao era possivel estar disponivel em distro nenhuma e voce quer fazer
um pacote .deb.
nao entendi.

> Obs: o "como-fazer" um pacote deb explica a partir da compilação e não
> depois de compilado.
uhmmm.

http://www.debian.org/doc/manuals/maint-guide/index.pt-br.html#contents
este ling tem exatamente o passo a passo de como montar um pacote debian.
o processo nao eh dificil mas possui muitos passos e pode se tornar
demorado.
portanto melhor voce ler atentamente o manual e depois tirar as duvidas na
lista.

a leitura eh altamente recomendada, ate para que voce entenda melhor o que
eh um pacote debian.