Re: História triste

> A empresa em que trabalho começou a analisar a viabilidade de migração
> de nosso ambiente Windows para Linux, algo em torno de 300 máquinas.
>
> Para tal, começamos a testar algumas distribuições. Inicialmente eu era
> responsável por testar o RedHat 9, e até o fiz por um tempo; mas com o
> fim do suporte da distribuidora, a opção foi abandonada.

Se você abandonou o redhat por falta de suporte oficial,
acho que o debian não vai te servir, já que não tem um
suporte oficial.

> Fui então escalado para testar o Debian. Depois de ler com mais
> profundidade a documentação do Debian, propuz testarmos a versão
> Sarge, que até a conclusão da análise certamente já será stable.
>
> Mas meu chefe, muito conservador como sempre, deu ordens para que
> eu testasse a última versão estável, portanto a "Woody".

Se atualmente vocês usam o windows, com as últimas versões
estáveis dos aplicativos, o sarge seria o mais equivalente.

O woody é muito paranóico para desktops. pense nele para
servidores

> Faço portanto duas perguntinhas a todos os amigos:
>
> Vale a pena considerar o Debian uma alternativa viável a um parque de
> máquinas onde predominam Windows 98 e praticamente todas elas
> tem hardware de baixo custo, com vídeos e áudios onboard entre
> outras maravilhas da indústria chinesa/paraguaia?

acho que sim. Falo acho pois nunca administrei 300 máquinas.

> Como exatamente devo proceder com a instalação do Debian Woody?
> Qual flavor "usar"? Como evitar problemas com hardwares que outras
> distribuições atendem perfeitamente?

Complicada a sua pergunta. Acho que é bom você pensar em contratar um
suporte no começo. Principalmente na transição. Para uma firma, que
vai ter gente específica para cuidar das máquinas, o debian é uma ótima
opção, pois com o tempo, vai ser muito fácil de manter. O problema é
a transição. Você pode traumatizar os usuários e aí, baubau.