Re: First Official Debian-installer beta Available

On Wed, Nov 12, 2003 at 12:42:47AM -0200, Luis Alberto Garcia Cipriano wrote:

> Ei, andrelop, boas notícias do d-i (debian instaler?), em pt_BR também?

Sim, muito boas :-) Juntamente com o Francês, nosso idioma é o mais bem
suportado no d-i. Atualmente, Christian Perrier (bubulle@debian.org)
está trabalhando em um processo de revisão de todos os templates usados
nos vários udebs (micro-pacotes .deb usados para implementar módulos do
d-i, uma vez que o mesmo é *completamente* modular) do instalador com o
objetivo de termos um instalador com mensagens mais amigáveis para os
usuários finais e com mensagens consistentes.

As mudanças estão sendo implementadas em um ritmo frenético, e diversas
vezes por dia. Devido a isso, pode acontecer de um ou mais templates
ficarem *fuzzy* (desatualizados) de uma hora para outra no CVS do d-i e
eu perder o upload de um novo pacote com essas alterações sem atualizar
a tradução para nosso idioma. A consequência disso é que esse módulo do
instalador será exibido com as mensagens originais em inglês ao invés
das mensagens em pt_BR, mas no geral estamos *bem* adiantados.

> Abraços,
>
> Luis Alberto, que também quer beta-testar o d-i pt_BR.

Por favor, faça-o. Preciso de gente testando minhas traduções. Só
recomendo usar as imagens .iso de
http://gluck.debian.org/cdimage/testing/netinst/i386/daily/ (escolha
somente uma delas) ao invés do beta1, uma vez que muitos bugs relatados
pelos testadores do beta1 já foram corrigidos e as correções estão
disponíveis somente nas imagens .iso diárias mais novas que o beta1.

De qualquer forma, falta ainda corrigir muitos bugs, mas no geral
estamos com um instalador bem melhor que os boot-floppies do Woody. O
grande passo agora é melhorar ainda mais o segundo estágio da instalação
(implementado pelo pacote base-config) para que o mesmo possa fazer uso
de diversas opções já configuradas no primeiro estágio. O primeiro
estágio é o que é considerado o d-i.

Happy testing,

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||