Re: grip: cd para mp3

On Wed, 12 Nov 2003 11:30:44 -0200
alex@x3ng.com.br wrote:

> Citando Luis Alberto Garcia Cipriano <lagc@cipsga.org.br>:
>
> Eu uso o bladeenc, é exelente e rápido. Infelizmente acho que ainda nã
> o está nos repositorios debian.
> Procure no google a página dele e baixe o source no formaro tar.gz. E
> super fácil de compilar, nunca dá erros:
> ./configure
> make
> make install
> acho que é só isso
> Obs. não esqueca de marcar a opção bladeenc no seu grip. :-)

O cerne dessa thread está aí:

Por que não estaria no Debian, se é excelente e rápido?

Resposta: O mp3 é um formato sob patente de uma empresa alemã
(Fraunhoffer, acho), que espertamente deixa de graça a implementação dos
players, mas se quiser fazer um encoder tem que pagar o licenciamento e
cumprir as exigências...

Resumindo, os encoders fatalmente são non-free por conta disso e nunca
vão entrar no repositório oficial do Debian. Se não me engano o lame é o
úncio que foge da patente, mas em compensação deve perder algo na taxa
de compressão.

A saída? Usar o formato livre correspondente. No caso, o uso do OGG é
mais que bem-vindo por ser esse um formato plenamente desenvolvido e
muito bem suportado já (inclusive em Win32).

Mas se ainda assim se decidir usar o mp3, acredito que em apt-get.org
você possa achar algum repositório extra-oficial com os encoders
non-free empacotados.

Abraços,

Luis Alberto.

--