Re: Sobre uso do Debian

Em Sun, 09 Nov 2003 13:22:14 -0300, Richard Novask escreveu:

> Usei o
> Debian há algum tempo atrás e o que me deixou meio
> chateado foi que os arquivos de configurações de
> alguns programas não vinham como o default do
> programa.

	O Debian tem suas próprias configurações, para evitar
inconsistência.  Essa é uma escolha consciente, para tornar a
administração do sistema mais lógica.

> Alem disso, sempre surgia uma tela para um
> metodo mais 'simpatico' para configurar
> (acho que é debconf , desculpe se estou errado ) e que
> me irrita profundamente.

	Você pode configurar o debconf para não te perguntar
nada.  Aí você vai no /etc e faz o que bem entender.

> Mas vamos a
> algumas questoes e que conto com a colaboração dos
> senhores para meu esclarecimento.

	Senhores?  Não precisa dessa formalidade.

> 1 - Há algum metodo de uso do Debian onde tudo seja
> tratado o mais padrão possivel ? Ou seja,
>     tudo seja instalado sem a minima modificação por
> parte dos aplicativos de configuração do
>     Debian ?  Algo como:  apt-get install programa  ,
> e não abra nenhuma janela dizendo para
>     configurar X e Y,  algo onde os arquivos de
> configurações nao sofressem nenhuma ou a
>     minima mudança por parte dos aplicativos Debian.

	Você está confundindo as coisas... o debconf você
configura para não perguntar nada; a configuração aí fica
por tua conta, ainda assim o Debian colocará todos os arquivos de
configuração em lugares padrão em vez de seguir a cabeça de cada programa
original...

> 2 - O que me deixa chateado tb é que de certa forma se
> fica nas 'mãos' dos developers, onde
>     eles decidem o melhor que acham para determinado
> programa. Quais as minhas opções com
>     relação a isso ? Terei que reempacotar o
> aplicativo com as modificações que acho cabiveis ?

	Você pode certamente criar teus próprios pacotes, ou
mesmo compilar direto dos fontes originais em passar por pacote algum...
mas aí qual a graça de usar Debian?  Nesse caso parece que o que você quer
é um Linux From Scratch, ou um Slackware.  A graça no Debian está
justamente no trabalho de integração feito pelos empacotadores.

> 3 - Uso LFS e procuro/gosto de entender/saber como se
> da a instalação de certos aplicativos
>     ( não me refiro ao ./configure && make && make
> install ) e sei que programas como apt-get
>     e outros sempre afastam a possibilidade desse
> entendimento ( dando-se um apt-get install
>     algo-meio-complexo, ele simplesmente instalará e
> nada saberei como funciona ) o que
>     queiram ou não uma instalação manual faz. O debian
> é bom para alguêm desse tipo ?

	Outra vez, você confunde as coisas... o apt-get install tenta
fazer a instalação e pede ao debconf que tente configurar, a menos que o
tenha desabilitado a te perguntar o mínimo.  Mas a documentação inda está
toda lá, o apt-get não esconde nada.  Nada te impede de fazer o que
quiser.  Pode-se até intalar dos fontes, com o deb-src no sources.list.

	O que você sabe no caso está errado... Debian não é MS.

--
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra  +55 (11) 5685 2219
mailto:leandro@dutra.fastmail.fm        +55 (11) 5686 9607