Sobre uso do Debian

Oi.

 Bom, alguns poderam me dar uma resposta como "visite
x site para melhor entendimento e
outros" , mas o que quero de vocês é apenas um
esclarecimento mais preciso.

 Um pouco de historia para entendimento.

 Estou acostumado a mexer com Linux trabalhando
diretamente nos arquivos de configuraçoes e
personalizando a instalação dos aplicativos. Usei o
Debian há algum tempo atrás e o que me deixou meio
chateado foi que os arquivos de configurações de
alguns programas não vinham como o default do
programa. Alem disso, sempre surgia uma tela para um
metodo mais 'simpatico' para configurar
(acho que é debconf , desculpe se estou errado ) e que
me irrita profundamente. Mas vamos a
algumas questoes e que conto com a colaboração dos
senhores para meu esclarecimento.

1 - Há algum metodo de uso do Debian onde tudo seja
tratado o mais padrão possivel ? Ou seja,
    tudo seja instalado sem a minima modificação por
parte dos aplicativos de configuração do
    Debian ?  Algo como:  apt-get install programa  ,
e não abra nenhuma janela dizendo para
    configurar X e Y,  algo onde os arquivos de
configurações nao sofressem nenhuma ou a
    minima mudança por parte dos aplicativos Debian.

2 - O que me deixa chateado tb é que de certa forma se
fica nas 'mãos' dos developers, onde
    eles decidem o melhor que acham para determinado
programa. Quais as minhas opções com
    relação a isso ? Terei que reempacotar o
aplicativo com as modificações que acho cabiveis ?

3 - Uso LFS e procuro/gosto de entender/saber como se
da a instalação de certos aplicativos
    ( não me refiro ao ./configure && make && make
install ) e sei que programas como apt-get
    e outros sempre afastam a possibilidade desse
entendimento ( dando-se um apt-get install
    algo-meio-complexo, ele simplesmente instalará e
nada saberei como funciona ) o que
    queiram ou não uma instalação manual faz. O debian
é bom para alguêm desse tipo ?

 Basicamente. Quero uma distribuição onde ela se
comporte com o minimo de intromissao
(assim que escreve ? :) ) no meu sistema.

 É somente isso. Espero a compreensão,educação e
esclarecimento por parte de todos na lista.

 Obrigado.

Yahoo! Mail - 6MB, anti-spam e antivírus gratuito. Crie sua conta agora:
http://mail.yahoo.com.br