Re: [OT] programação de modem ADSL

Em Sat, Nov 08, 2003 at 09:23:19PM -0200, Stefano Martins escreveu:

> caro ZÉ, em resposta a sua pergunta
> caso vc nao saiba, a porta 80 eh a porta para navegacao na web, entao eh
> claro que ela nao pode ser bloqueada, se o seu problema for nao

Hm... Parece que não fui claro. Quando eu falei em desbloquear a porta
80, quis dizer "permitir que máquinas da Internet se conectem ao Apache,
que roda na minha máquina, pela porta 80, e não por outra porta, como
está configurado atualmente". Não sei se esse bloqueamento é feito no
provedor (como eu imaginava que fosse) ou se é no modem (segundo "um
amigo disse").

> conseguir navegar, de uma olhada na sua configuracao de servidores DNS.
> quanto a parte de existirem firewalls em modems/roteadores adsl, eh
> completamente possivel, tanto que no modelo que eu uso (parks prestige
> 642r-11) existe um firewall, e eu garanto que nao eh NEM UM POUCO
> RUDIMENTAR!!!
Obrigado, consigo navegar perfeitamente nos dois S.O.'s da minha máquina
(Debian e FreeBSD) e no window$. Mas a idéia seria essa, fuçar no
firewall do modem, descobrir suas capacidades e personalizá-lo de acordo
com minhas necessidades.

> eh util para que vc mexa no seu modem ter um cabo serial macho-femea
> CAT5 para conectar-se pela porta serial do modem (provavelmente ele tem
> uma, principalmente se tratando de um modelo de uma marca famosa)
Hehehe... Parece que a US Robotics, tão famosa antigamente pela
qualidade dos seus produtos, vem decaindo... Os modems comuns da marca,
ultimamente têm vindo só como softmodems (ao menos os modelos internos,
assim como alguns externos com interface USB), sem nem mesmo drivers
para Linux. Meu modem, em particular, não tem uma porta serial (é um
modelo bastante simples, e por isso, barato); eu imaginava usar algo
como telnet.

> (pelo menos no windows, pq no debian ele jah inicia junto na hora do
> boot), o que torna, de certa forma, a utilizacao mais comoda.
> uma outra dica, se vc quiser manuais e tudo o mais, consulte o site
> www.abusar.org
> lah vc encontra muita informacao sobre linux e adsl, especialmente essa
> parte de configuracao de modems.
> espero ter ajudado, qualquer coisa me mande um email! =)
Como ajudou... Não conhecia o abusar.org, gostei muito. Mas parece que
meu caro USR9001 não tem documentação técnica; enviei um e-mail para o
suporte da US-Robotics, vejamos o que eles dizem.

Muitíssimo obrigado e um grande abraço,
Zé

--
"Hell is empty, and all the devils are here"
              -- W. Shakespeare, The Tempest